Coragem - Yuuki
À semelhança dos nossos outros dojos, iniciou-se na prática do karaté outro adulto com idade a rondar os 40 anos.
No final da aula fiquei a pensar o que pode levar uma pessoa já madura, com a vida já organizada e pai de família, a procurar a nossa arte marcial.
Tinha sido muito mais fácil perguntar às pessoas com mais, por exemplo, de 40 anos, a razão que os levou a treinar. Mas estou certo de uma coisa, não me sabiam responder, limitavam-se a encolher os ombros e a sorrir. Por vezes não temos razões concretas para justificar algumas opções da nossa vida, deixamo-nos levar por algo acima de nós.
Mas estou certo do seguinte: independentemente daquilo que nos guia até ao dojo, e tem de haver uma força qualquer, todos nós temos de ter uma boa dose de coragem!
Coragem para partir do zero e começar uma escalada interminável. Uma coragem enorme para nos sujeitarmo-nos às muitas e duras provas do karaté. Uma grande coragem que nos fará abdicar de tantos prazeres em prol do desconhecido.
A nossa vida, por si só, é uma prova constante. Mas no quotidiano podemos evitar, fugir, alterar, adiar muitos factores e desafios. No karaté, não! Em cada aula, estágio, exame há provas às quais não podemos virar as costas.
Mas a nossa escola de karaté, a JKA, é isso mesmo, uma escola! Onde nos ensinam a não virar as costas aos desafios. E por vezes há cada um… Onde aprendemos a confrontarmo-nos anos próprios. E nunca nos podemos esquecer que os nossos piores adversários somos nós próprios!
Parabéns a todos os novos corajosos!

ANIVERSARIO SENSEI NORBERTO

ANIVERSARIO SENSEI NORBERTO
BOLO DE ANIVERSARIO DO MESTRE

A PRENDA DO MESTRE

A PRENDA DO MESTRE

O MEU CUMPLICE MOR

O MEU CUMPLICE MOR
O MESTRE NUNCA SUSPEITARIA DESTE CUMPLICE

LONGE MAS SEMPRE PRESENTE

LONGE MAS SEMPRE PRESENTE
TAMBÉM MEU CUMPLICE

UM AMIGO ESPECIAL

UM AMIGO ESPECIAL
LONGE MAS PARTILHANDO O COMPLOT

Os Cinturões Negros também choram